domingo, 29 de junho de 2008

Tá com sede?



Bebedouros...quem nunca bebeu água em um? Afinal, ele está presente na maioria dos estabelecimentos. E quando sentimos sede, e não estamos em casa, é bem comum procurarmos um bebedouro para saciar a sede antes de pensar em comprar uma garrafa d’água. Nada de estranho nisso, porém tenho algumas dúvidas quanto à procedência dessas águas, apesar de também fazer uso desses aparelhos geradores de líquido gelado e reconfortante.
Sempre quando penso em bebedouros, me vem a imagem daqueles em que temos que apertar uma válvula para a água sair. Também tem aqueles mais moderninhos, em que podemos escolher entre água quente e gelada, e então é só girar um botão para que a água saia. Particularmente, acho esses mais seguros. Mas vamos falar dos problemas do primeiro.
Os bebedouros mais comuns, aqueles de apertar a válvula, e que encontramos em praticamente todos os lugares, são a meu ver um tanto quanto nojentos. Primeiro, tudo quanto é gente põe a boca neles, tem certos cidadãos que realmente encostam seus lábios no objeto por onde sai o líquido. Outros cospem como se aquilo fosse a pia do banheiro de suas casas. Realmente são coisas absurdas que acontecem com esses bebedouros, eu já presenciei algumas, o que me faz ter certa repulsa por eles.
Outra coisa a ser dita, é com relação à água. Já repararam que a maioria dos bebedouros ficam perto de banheiros? Não sei se é mera coincidência ou não, mas que é bem estranho, isso é. Aliás, uma dúvida é se os donos desses aparelhos fazem a devida manutenção. Pois deve haver uma limpeza pra ver se está tudo certo, se não há nada enferrujado. Imagina beber água com gosto de ferrugem. Não dá pra ser.
Esse texto é mais uma indignação pessoal do que uma reclamação propriamente dita. Apesar de eu ter nojo de certos bebedouros, quando a sede aperta eu bebo água neles sim. Se estiver aparentemente limpo, é só abstrair e beber com gosto. Afinal, nunca passei mal bebendo essas águas que não sei de onde vem.


Nenhum comentário: